-
Arquitetos: Lanoire & Courrian
- Área: 3192 m²
- Ano: 2012
Projeto Urbano
Quisemos criar um conjunto de casas, que é tanto uma área de privacidade e um espaço poroso suavizado, a partir do exterior ou do interior do bloco.
A estrada de serviço irriga o coração do conjunto. Isso é marcado em ambos os lados por áreas verdes.
O projeto é um espaço híbrido entre uma quadra e um jardim.
Projeto de Arquitetura
Nós imaginamos este projeto como uma sucessão de tiras no terreno.
Em alguns lugares as tiras são cortadas, só notadas graças a um tratamento no chão, que define o espaço exterior.
Em outros lugares, as cintas formam o volume do edifício, na verdade, poderíamos dizer que o prédio é contido por elas.
Todo o conjunto de casas está rodeado por uma vedação muito porosa que forma a base de alguns alojamentos.
As fachadas são feitas a partir do telhado, em um metal perolado e laqueado com ondas largas.
A delicadeza do metal corresponde à ideia da dobragem inicial.
As estruturas em frente das fachadas praticamente esticam o volume das cintas. Essas estruturas são utilizadas como um suporte para uma parede vertical e de plantas para as persianas, no prolongamento do telhado, que vai proteger as fachadas voltadas para sul do sol de verão.
Há edifícios, há jardins.
Os espaços exteriores são pontuados por objetos: treliças, guaritas de troncos... Diferentes variedades de árvores frutíferas estão plantadas em cada cinta, juntamente com os diferentes tons de revestimentos, oferecendo uma verdadeira diversidade e um colorido tremendo para o local.
Da mesma forma, a pequena diferença na implantação dos edifícios faz com que todo o lugar vibre atrás da cerca alinhada.
Funcionamento
O bloco está coberto por três maneiras na periferia. Uma forma mista intramural faz um loop que irriga o coração do bloco.
As vielas de pedestres:
Elas criam aberturas visuais de norte a sul.
Estacionamento
As habitações autossuficientes para a compra estão situadas em ambos os lados da praça, no coração do bloco. Todas elas têm uma garagem e um espaço de estacionamento no chão. Ao norte, o acesso às garagens situa-se no Frères Morane Street. Ao sul, o acesso às garagens é feito através da entrada de serviço interna.
As acomodações auto-suficientes para locação estão situadas do lado oriental ao ocidental do bloco. Alguns têm um lugar de estacionamento no chão bem na frente da casa. Outros têm acesso a pequenas rebaixos de estacionamento (4 ou 5 carros) que estão abrigados com a mesma cobertura das acomodações.
Habitação
Casas de um andar. As salas de estar, salas de estar, cozinhas e despensas são sempre no piso térreo. Os dormitórios e os banheiros estão no pavimento superior. As despensas do andar térreo são equipadas com um chuveiro sifão, a fim de converter este espaço em um banheiro. Assim, todo o térreo compõe uma grande sala de estar (sala + cozinha + banheiro).
Todas as salas estão situadas no Sul e se comunicam diretamente com um pequeno jardim. Em cada jardim, há uma pequena cabana de madeira para armazenar as ferramentas de jardim, e uma cisterna de água da chuva que pode ser usada para regar os jardins.
Áreas externas
A diversidade dos espaços exteriores cria um tipo diferente de intimidade em relação à habitação e uma hierarquia entre a vida pública e privada.
Esta estruturação é criada pela presença da praça central, as vias para pedestres, os pequenos jardins ao lado de salas de estar, e os pequenos pátios. Todas essas áreas ajardinadas são mais ou menos permeáveis umas com as outras, tendo em mente que queríamos propor um espaço poroso suave, uma mistura de várias áreas externas, com diferentes atmosferas.